O nome IYENGAR deriva de Yogacharya BKS. IYENGAR, um Mestre de Yoga de renome internacional. Ele foi nomeado pela revista Time Magazine, em 2004, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e é autor de muitos livros de Yoga. O Mestre é reconhecido e honrado universalmente pela profundidade da sua compreensão e ensino da arte, ciência e filosofia do Yoga. Ele desenvolveu uma abordagem inovadora e dedicou-se ao estudo do Yoga clássico e das ciências médicas. O Mestre IYENGAR é uma inspiração.
Nasceu a 14 de Dezembro de 1918 em Bellur, na Índia, após a 1ª Guerra Mundial, altura em que o país sofria da epidemia da Influenza. A sua mãe sofreu dessa epidemia na gravidez e, na sua infância, o Mestre foi vítima de malária, febre tifóide e tuberculose.
Com 16 anos iniciou a prática de Yoga com o seu cunhado e Guru Sri T. Krishnamacharya, em Mysore, e aos 18 anos foi viver para Pune para ensinar Yoga.
Com o intuito de melhorar o seu estado de saúde, IYENGAR foi um praticante dedicado, referindo no seu livro “Light on Life” que o Yoga lhe salvou a vida.
A sua prática ajudou-o a explorar e a alcançar a perfeição nos asanas (posturas). Foi um dos primeiros professores a trazer o Yoga para o Ocidente e o seu método expandiu-se por todo o mundo.
Em 1966 escreveu o seu primeiro livro “Light on Yoga”, considerado ainda atualmente como um guia para a prática de Yoga e em 1975 fundou a sua escola, Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute, em Pune.
Durante mais de 70 anos de ensino ele desenvolveu um método inovador de Yoga, que é ensinado sob o seu nome. Praticou e estudou até morrer seguindo a sua arte com dedicação e beleza integrando o corpo, a mente e as emoções.
Este método é distinguido pela precisão, atenção aos detalhes anatómicos e alinhamento da postura. É uma prática sequencial, através da combinação de posturas e encadeamento inteligente para se atingir um determinado objectivo.
O mestre IYENGAR inventou os materiais para a prática, tais como, cintos, blocos, cadeiras, cordas, cobertores com o objectivo não só de ajudar os alunos a aprender as posturas corretamente, evitando o risco de lesão ou tensão, mas também para intensificar o trabalho de um asana. Os materiais podem ser utilizados também para suportar o corpo, para dar um sentido de orientação, percepção e profundo conhecimento de uma postura. Assim o aluno pode também assimilar e integrar os benefícios do asana, de uma forma mais consciente.
O mestre também é pioneiro nas aplicações terapêuticas do Yoga, para o tratamento de muitas condições médicas e problemas físicos.
Faleceu no dia 20 de Agosto de 2014, com 96 anos de idade e deixou um legado a milhares de professores, incluindo os seus filhos Geeta Iyengar e Prashant Iyengar e a sua neta Abhijata. A sua filha Geeta Iyengar faleceu em Dezembro de 2018, após o festejo das celebrações do centenário do nascimento do Mestre.
Atualmente as aulas no Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute são conduzidas pelo seu filho Prashant Iyengar, a neta Abhijata Iyengar e outros professores seniores.
A propósito de uma entrevista que o Mestre deu para o Yoga Journal…
"According to you, what is Iyengar Yoga? BKS Iyengar: I myself do not know [laughs]. People, for convenience's sake, brand my practice as Iyengar Yoga. I just try to get the physical body in line with the mental body, the mental body with the intellectual body, and the intellectual body with the spiritual body, so they are balanced. Each asana has an optimum line or position. From the head to the foot, from the front to the back, from the right to the left—without deviation, without distortion. Beyond that, I don't think I've done anything. It's just pure traditional yoga, from our ancestors, from our gurus, from Patanjali."